Exames Complementares
PRINCIPAIS EXAMES

Saiba quais são os principais exames, suas características e prescrições para cada um dos exames

Angiofluoresceinografia

A angiofluoresceinografia é uma técnica de exame que consiste na injeção de um contraste (fluoresceína sódica) numa veia do antebraço ou mão, avaliando o seu trajeto nos vasos da coróide e retina. É um exame importante para o acompanhamento de afecções como: retinopatia diabética, retinopatia por hipertensão, alterações da mácula, tumores oculares, etc. Angiofluoresceinografia é a observação e fotografia da retina durante a perfusão do contrate de fluoresceína.

Biometria Ultrassônica

Com o desenvolvimento das lentes intra-oculares (LIO) na cirurgia de Catarata, tornou-se fundamental a obtenção de um método para cálculo do grau da lente a ser implantada. O biômetro é um aparelho que mede o olho através de uma sonda que emite raios de ultr-som, obtendo-se os comprimentos axial do olho, axial da câmara anterior e até a espessura do cristalino. Os biômetros dispõem de fórmulas que automaticamente nos dão a informação do grau da LIO a ser utilizada em uma cirurgia de catarata. Para o calcula da LIO também é necessário anotar no aparelho a ceratometria do paciente, e a A – constante da LIO a ser utilizada.

Campimetria Computadorizada

O Campo Visual, como o próprio nome diz, é um exame que tem por objetivo avaliar o campo de visão dos pacientes. É um exame indolor em que o paciente fixa o olho numa luz dentro do aparelho e sinaliza (toca uma pequena campainha) à medida que outros pontos luminosos vão surgindo. O paciente deve fazer o exame sem os óculos ou lentes de contato, caso faça uso, e não pode dilatar as pupilas antes de sua realização. O tempo de execução varia de 10 a 20 minutos dependendo da colaboração do paciente. É realizado nos casos de Glaucoma (tanto para diagnóstico quanto para tratamento), alterações neurológicas (exemplo: AVC = derrame), uso de alguns medicamentos (exemplo: Cloroquina) ou outras doenças oculares (exemplo: Retinose Pigmentar).

Curva Tensional Diária

São quatro medidas da pressão ocular às 8h, 11h, 14h e 17h nos casos de glaucoma. Na hora do exame é utilizado um colírio anestésico com fluoresceína.

Fundoscopia

O fundo do olho é mais rica e detalhada pintura ao vivo e em cores da situação das artérias, veias e nervos do corpo humano, pois na sua visualização (Fundoscopia) só se interpõe entre o Médico e a retina do paciente, os meios transparentes, salvo situações patológicas. Existem dois tipos de fundoscopia: a direta, que projetando-se uma luz na retina obtem-se uma imagem ampliada quinze vezes maior, e a indireta, que proporciona uma imagem com ampliação menor, porem com maior campo visual, evidenciando-se a periferia da retina.

Mapeamento de Retina

Avalia em que condição se encontra a retina em diversas patologias e indicações cirúrgicas.

PAM – Potencial de Acuidade Visual a Laser

Como o próprio nome diz, é um exame que avalia o potencial de visão do paciente. É realizado principalmente em pacientes que irão submeter-se a cirurgia de catarata. O examinador acende um letreiro luminoso onde aparecem letras ou números que o paciente deve ler. É um exame indolor em que a dilatação da pupila facilita a sua realização.

Paquimetria Ultrassônica

A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. E indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córnea e pré-operatórios de cirurgias refrativas. É um exame indolor e de rápida execução. O paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato caso faça uso. Para sua realização é necessário apenas que o paciente fixe o olhar numa luz dentro do aparelho.

Retinografia

A retinografia é uma fotografia da retina ou do nervo óptico que é feita com auxílio do retinógrafo. As principais indicações são para o diagnóstico e acompanhamento das doenças vítreo retinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.

Tonomeria de Aplanação

A tonometria de não-contato (TNC) foi introduzida por Grolman em 1972:(2) baseando-se no princípio da tonometria de aplanação, o tonômetro possui um sistema pneumático que produz um jato de ar que leva à aplanação da córnea, em cuja superfície é projetado um feixe colimado de luz, em que apenas os raios paralelos e coaxiais refletidos são captados pelo receptor do aparelho, obtendo-se um pico máximo de recepção de luz quando a córnea é aplanada.

Topografia Corneana

A Ceratoscopia Computadorizada ou Topografia de Córnea é um exame que tem por finalidade avaliar a superfície da córnea. É realizado em casos de Ceratocone, para avaliação pré e pós-operatória de Cirurgia Refrativa (exemplo : cirurgia de miopia), em usuários de lentes de contato, e outros. É um exame indolor e não deve ser instilados colírios para dilatar a pupila antes de sua realização. O paciente fixa o olhar numa luz que há dentro do aparelho para sua realização. O paciente deve retirar as lentes de contato no dia anterior à realização do exame, caso faça uso.

Fone: (64) 3641-5038/Rua Idelfonso Leal Sobrinho, 110, Chacará Sol Nascente/ Santa Helena de Goiás - Goiás